quarta-feira, 14 de março de 2012

Dia Nacional da Poesia

Hoje 14 de março é Dia Nacional da Poesia por ser data do nascimento de Castro Alves.
Vamos aqui falar de um escritor poeta brasileiro pouco lido embora importante.

Jorge de Lima – primeira parte


Nome de praça, de rua e de avenida, paradoxalmente a essas homenagens Jorge de Lima não é um poeta muito conhecido.
Jorge de Lima (1893-1952) nasceu a 23 de abril na cidade de União, no Estado de Alagoas. Filho de senhor de engenho ele passou seus primeiros anos entre a casa-grande do engenho e um sobrado na praça da Matriz de sua cidade natal. Esse ambiente influenciou toda sua obra. Entre os 10 e os 15 anos publicou seus primeiros versos (que escrevia desde os 7 anos) e um romance no jornalzinho “O Corifeu”, que redigia.
Com 15 anos foi para Salvador e entrou na Faculdade de Medicina da Bahia.
Continuou escrevendo e aos 17 anos a divulgação de seu soneto “O acendedor de lampiões” tornou-o famoso nos meios literários.
Em 1911 mudou-se para o Rio de Janeiro onde continuou o curso médico, tendo se formado em 1914. 
Em 1915 voltou para Maceió para trabalhar como médico.
Em 1919 foi eleito deputado pela Assembléia Estadual de Alagoas.
Em 1921, por concurso, tornou-se professor catedrático da Escola Normal de Alagoas, na cadeira de História Natural e Higiene Escolar.
Até 1930 foi diretor do Liceu Alagoano e diretor geral da Instrução Pública.
Em 1925 casou-se com Ádila Alves de Lima de tradicional família gaúcha. Nessa época aderiu ao Modernismo, com versos livres e linguagem coloquial. Já era então conhecido como o Príncipe dos Poetas Alagoanos.
Em 1927 publicou algumas obras e fez concurso de Literatura Brasileira e Línguas Latinas no Ginásio do Estado, tornando-se professor catedrático. Sua tese foi “Dois ensaios”, que era um estudo sobre Marcel Proust e o Modernismo Brasileiro.
Em 1930, após perseguição política, mudou-se para o Rio de Janeiro, trabalhando como médico em consultório na Cinelândia, o qual foi um famoso ponto de encontro de intelectuais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário