domingo, 4 de março de 2012

Poesia pouco lida

Em 4 de Março de 2012, no jornal O Estado de São Paulo, em texto intitulado "Poesia é ouro sem valia", o poeta e escritor Ferreira Gullar comenta que às vezes um poeta jovem lhe pede ajuda para publicar seu livro. Gullar acentua então que isso é coisa de quem está "com a cabeça na lua" e, para consolar o esperançoso novato, cita poetas hoje consagrados que financiar, ou editar, ou até mesmo diagramar e imprimir seus próprios livros. Entre esses estão: Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Décio Vitório, Cláudia Ahimsa, poetas da Geração Mimeógrafo (cita Leminski e Chacal), e ele próprio, Ferreira Gullar. Ele refere que editou seu primeiro livro com a ajuda de sua mãe, o segundo livro pagou de seu próprio bolso, e só teve um primeiro livro de poemas lançado por uma editora 13 anos após sua própria estreia, assinalando que tal editora faliu em seguida. Cita então que só foi acolhido por uma editora importante 30 anos depois.
Assim, os "Escritores Pouco Lidos" têm uma confirmação de que são "um tanto sonhadores" em relação à difusão de sua produção literária. Por outro lado, sentem-se confortados por terem a companhia desses importantes escritores na saga de buscarem expor seus trabalhos. Mas há também o lado de certa "singularidade solitária" ao constatar um antigo desinteresse pela poesia no Brasil aliado ao também desinteresse em se divulgar e se criar uma "cultura da poesia" em nosso meio. Se "outras culturas" são fomentadas pelo marketing e pela mídia, a poesia também poderia ter algum reforço desse tipo.  

2 comentários:

  1. Sabias palavras: "escritores pouco lidos" são realmente um tanto sonhadores; sonhadores com a expectativa de verem seus trabalhos lidos e apreciados...
    Visite meu blog e verás a confirmação disso!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Caro "Vendedor de Ilusão":
    Obrigado por seu comentário!
    É bom sabermos que não estamos sós nessa "ilusão" e que na verdade formamos uma "grande rede" dos que se interessam pela literatura.
    Abraço

    ResponderExcluir