sábado, 17 de março de 2012

Jorge de Lima - segunda parte

(Fonte bibliográfica: Jorge de Lima – Poesia Completa. Organizado por Alexei Bueno. Editora Nova Aguilar S.A., Rio de Janeiro, 1997)
Os dados informados aqui e na primeira parte são apenas um estrito resumo, apenas para se ter alguma noção da importância do escritor.

Em 1931 tornou-se membro da Comissão de Literatura Infantil do Ministério da Educação.
Em 1932 publicou “Poemas Escolhidos”; em 1934, o romance “O Anjo” e a biografia “Anchieta”.
Em 1935 recebeu o Prêmio de Literatura da Fundação Graça Aranha. Nesse mesmo ano converteu-se ao Catolicismo e passou a adotar a temática cristã em suas obras.
Em 1936 recebeu o Prêmio de romance da “Revista Americana” de Buenos Aires.
Em 1937 tornou-se professor de Literatura Luso-Brasileira da Universidade do Distrito Federal.
Em 1938 publicou “A túnica inconsútil” e em 1939 o romance “A mulher obscura”. Neste mesmo ano houve a primeira edição espanhola de seus versos com prefácio de George Bernanos.
Em 1940 recebeu o Grande Prêmio de Poesia da ABL. Tornou-se professor de Literatura Brasileira na Universidade do Brasil.
Em 1942 publicou dois livros infantis. Em 1943, um álbum de fotomontagens.
Em 1947 – Poemas Negros – com ilustrações de Lasar Segall e prefácio de Gilberto Freire. Nesse mesmo ano foi eleito vereador pelo Distrito Federal pela UDN.
Em 1950 houve a publicação de “Obra Poética”, organizado por Otto Maria Carpeaux.
Continuou produzindo outras obras.
Em 1952 publicou “Invenção de Orfeu”, considerada sua mais importante obra, com ilustrações de Fayga Ostrower e estudos críticos de João Gaspar Simões, Euríalo Canabrava e Murilo Mendes. Nesse mesmo ano foi primeiro presidente da recém-fundada Sociedade Carioca de Escritores.
Faleceu em 15 de novembro de 1953.





Nenhum comentário:

Postar um comentário