segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Ronald de Carvalho – dados biográficos


1893 – 16 de Maio – Nasce no Rio de Janeiro, em Botafogo, à Rua das Palmeiras, Ronald de Carvalho, filho do Capitão-Tenente Engenheiro Naval Artur Augusto de Carvalho e de D. Alice Paula e Silva de Carvalho.

1894 – Perde o pai e um tio fuzilados pelos florianistas de Santa Catarina (revolta de Custódio José de Melo).

1899 – 1907 – Concluídos os primeiros estudos em casa do avô, Sr. João Francisco de Paula e Silva, cursa o primário e o secundário no Colégio Abílio.

1907 – 1912 – Cursa a Faculdade Livre de Ciências Jurídicas e Sociais, juntamente com Alceu de Amoroso Lima, Carlos Ouro Preto, Mário Simonsen, Tomás Accioly Filho e outros. Colabora com “A Época”.

1910 – Estreia na Imprensa, colaborando no “Diário de Notícias” de Rui Barbosa.

1913 – Encontra, em Paris, Filipe de Oliveira, Álvaro Moreira, Alceu Amoroso Lima, Rodrigo Otávio Filho, que são seus companheiros de todos os dias. Publica “Luz Gloriosa” nas oficinas da Casa Crès et Cie., que seria lançada no Rio de Janeiro em setembro do ano seguinte.

1914 – Participa em Portugal do grupo de “Orfeu”. Conhece Fernando Pessoa, que lhe faz longa carta sobre “Luz Gloriosa”, e mantém com ele importante correspondência literária. Torna-se amigo de Mário de Sá Carneiro e de Luiz de Montalvor. De volta ao Brasil é nomeado praticante da Secretaria do Ministério das Relações Exteriores, onde trabalha com Alceu Amoroso Lima. Casa-se com D. Leilah Accioly.

1919 – Publica “Poemas e Sonetos” (prêmio da Academia Brasileira de Letras) e “Pequena História da Literatura Brasileira”.

1922 – Fevereiro: participa da “Semana de Arte Moderna” em São Paulo. Publica “Epigramas Irônicos e Sentimentais”.

1923 – Viagem por México e Estados Unidos. Publica “Espelho de Ariel”.

1924 – Publica “Estudos Brasileiros” (1ª série). É nomeado Diretor em comissão da Seção de Negócios Políticos e Diplomáticos da Europa, no Itamarati.

1926 – Viagem ao Peru, Cuba e Estados Unidos. Publica “Jogos Pueris” e “Toda a América”, ilustrados ambos por Nicola de Garo.

1930 – Responde pelo expediente do Ministério das Relações Exteriores nos primeiros dias da vitória da Revolução, a mando do General Tasso Fragoso. É nomeado Primeiro Secretário da Embaixada em Paris.

1931 – Eleito “Príncipe dos Prosadores Brasileiros”. Publica “Estudos Brasileiros” (2ª e 3ª séries) e “Rabelais e o Riso do Renascimento”.

1932 – Designado para Encarregado de Negócios na Legação do Brasil na Holanda.

1934 – De volta ao Brasil é promovido, sucessivamente, a Ministro Plenipotenciário de segunda classe, Secretário do Chefe do Governo Provisório e Chefe da Casa Civil do Presidente da República.

1935 – 19 de janeiro – Vítima de grave colisão de automóveis, vem a falecer a 15 de fevereiro, tendo sido sepultado no Cemitério de S. João Batista, com grandes honras.

Fonte bibliográfica:
Ronald de Carvalho – Poesia e Prosa, por Peregrino Júnior. Coleção Nossos Clássicos, publicados sob a direção de Alceu Amoroso Lima e Roberto Alvim Correa. Livraria Agir Editora, Rio de Janeiro, 1960.

Nenhum comentário:

Postar um comentário