sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Aspectos biográficos do escritor João Ribeiro


João Batista Ribeiro de Andrade Fernandes, mais conhecido como João Ribeiro, nasceu em 1860 em Laranjeiras, Sergipe.
Em 1881 chegou ao Rio de Janeiro onde foi professor no Colégio S. Pedro de Alcântara e no Colégio Alberto Brandão. Também trabalhou em jornais abolicionistas e republicanos, como “O Globo” de Quintino Bocaiuva, “A Gazeta da Tarde” de José do Patrocínio, “A Época” de Zeferino Cândido, “A Semana” de Valentim Magalhães, “O Correio do Povo” de Sampaio Ferraz, “O País” de Quintino Bocaiuva.
Em 15 de Janeiro de 1889 começou a ser publicada a “Revista Sul Americana” do Centro Bibliográfico Brasileiro. Três sergipanos eram os seus redatores: João Ribeiro, Silvio Romero e Felisbelo Freire, além da colaboração de Araripe Junior. Nessa revista João Ribeiro publicou grande parte de suas poesias, além de crítica, filologia e história.
Com a República em 15 de Novembro, um dos redatores da “Revista Sul Americana” foi escolhido para ser o governador de Sergipe. Assim, a revista suspendeu sua publicação. Aparentemente, João Ribeiro torna-se mais escritor e menos político.
Nesse mesmo ano ele se casa e chega a ter 16 filhos.
Em 1890 foi nomeado Professor de História Universal no Colégio Pedro II.
Em 1894 formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade do Rio de Janeiro.
Viajou pela Europa em 1895, visitando Alemanha, Itália, Inglaterra e França. Em Berlim cursou aulas de pintura com Prof. Wildebold Winck. Nessa ocasião foi comissionado para estudar a instrução pública dos países que percorria.
Em 1896 editou em Berlim, em português, a revista “O Novo Mundo”.
Em 1898 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, na primeira vaga ocorrida na instituição, a de Luiz Guimarães Junior.
Em 1900 fez exposição de seus quadros no Rio de Janeiro.
Em 1901 viajou novamente à Europa. Na Itália teve aulas de pintura com Prof. Bertezzago. Foi adido à Comissão de Limites, chefiada por Joaquim Nabuco.
Em 1913 viajou à Europa e acabou fixando-se na Suíça.
Em 1927 foi eleito presidente da Academia Brasileira de Letras, mas renunciou imediatamente ao cargo.
Em 13 de Abril de 1934 faleceu no Rio de Janeiro.     
Na poesia João Ribeiro segue o movimento parnasiano. Embora bem considerado, como poeta ele ficou bastante esquecido, talvez por depreciar-se a si mesmo nesse aspecto. Em outros itens ficou mais conhecida e marcante sua produção em filologia, história, ficção, crítica, folclore, ensaios. Dos seus 16 ensaios, 10 nunca foram  publicados.

Bibliografia: João Ribeiro – trechos escolhidos. Coleção Nossos Clássicos. Livraria Agir Editora, 1960, Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário