quarta-feira, 29 de junho de 2016

Dados biográficos do escritor Augusto dos Anjos



1884 – 20 de abril: Nasce no Engenho do Pau-d’Arco, perto da Vila do Espírito Santo, Estado da Paraíba, Augusto Carvalho Rodrigues dos Anjos. Foram seus pais o advogado Alexandre Rodrigues dos Anjos e D. Córdula Carvalho Rodrigues dos Anjos, a Sinhá-Mocinha, os quais tiveram vários outros filhos. Depoimento do poeta refere que o pai morreu de paralisia geral e que a mãe era excessivamente nervosa – fórmula eufêmica para designar-lhe mal psicopático maior.

1885 – 27 de fevereiro: É batizado na capela do Engenho Bom-Fim, da vila do Espírito Santo.

1900 – Inicia os estudos de humanidade no Liceu Paraibano, onde enceta seu convívio com o amigo de vida em fora Órris Soares.

1901 – Aparecem suas primeiras composições poéticas como colaboração ao jornal “O Comércio”, da cidade de Paraíba (futura João Pessoa), capital do seu Estado natal.

1903 – Ingressa na Faculdade de Direito do Recife.

1907 – Bacharela-se em Direito, na Faculdade do Recife, tendo como colegas, dentre outros, a Gilberto Amado e Órris Soares.

1907 e 1908 – Anuncia pelos jornais da Paraíba que dá aulas particulares de Humanidades, o que deve constituir o seu ganha-pão regular.

1908 – É nomeado professor interino de Literatura do Liceu Paraibano.

1909 – 13 de maio: Pronuncia uma conferência sobre o instituto da escravidão, no Teatro Santa Rosa, ante o Governador do Estado. É uma das poucas peças suas em prosa.  

1910 – 4 de julho: Casa com D. Ester Fialho, sua conterrânea, de quem haverá, vivos e sobreviventes, dois filhos. Nesse mesmo ano, desavém-se com o Governador do Estado, João Machado, o que acarreta seu afastamento do Liceu Paraibano. – Carta sua datada de 18 de outubro, comunica a uma irmã que chegou com a mulher ao Rio de Janeiro e reside na Avenida Central. No Rio irá morar em seis diferentes casas, sucessivamente, durante os dois anos em que permanecerá na Capital do País.

1911 – 2 de fevereiro: Perde, nascido prematuro, o primeiro filho. Nesse mesmo ano, é nomeado professor interino de Geografia da Escola Normal. E o é igualmente do Internato do Colégio Pedro II, em substituição de João Coelho Lisboa, político paraibano que muito o assistiu nesse período.

1912 – É lançado o volume “Eu”, de suas poesias, em edição particular, de cujas custas participa, além do poeta, seu irmão Odilon. Dedicatória num exemplar à sua irmã D. Iaiá é de 12 de junho. Nascimento de sua filha Glória.

1913 – Nascimento de seu filho Guilherme.

1914 – 1 de julho: Nomeado diretor do Grupo Escolar Ribeiro Junqueira, de Leopoldina, Estado de Minas Gerais. A 22 do mesmo mês e ano chega a essa cidade mineira e a 25 assume a direção do grupo. Aos 31 de outubro do mesmo ano, é acometido de forte gripe, que se alonga por 12 dias, ao cabo dos quais, no dia 12 de novembro, morre.

1920 – Aparecem, na Paraíba, “Eu e Outras Poesias”, seja o volume de poesia publicado em vida pelo próprio poeta, acrescido de outras, coligidas por Órris Soares, que prepara e prefacia a edição.

1928 – Ainda por interferência de Órris Soares, a Livraria Castilho, do Rio, edita a 3ª edição. Sem data, posteriormente, a Companhia Editora Nacional, de São Paulo, edita o que chama de 4ª edição. Nesta altura o livro já está pela 26ª edição, sendo editor Bedeschi, do Rio de Janeiro.

Fonte bibliográfica: Augusto dos Anjos – Poesia. Por Antonio Houaiss. 2ª edição. Coleção Nossos Clássicos. Direção de Alceu Amoroso Lima, Roberto Alvim Correa e Jorge de Sena. Livraria Agir Editora, Rio de Janeiro, 1968.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário