sábado, 25 de junho de 2016

Dados Biográficos do escritor Gonçalves de Magalhães


1811 – 13 de agosto: Nasce no Rio de Janeiro Domingos José Gonçalves de Magalhães, filho de Pedro Gonçalves de Magalhães Chaves, de ilustre ascendência portuguesa, e de mãe brasileira.

1827 – Data da sua primeira composição poética, “Epístola a Marília”, de estilo arcádico.

1828 – Matricula-se no Colégio Médico- Cirúrgico, no Hospital da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Por esta época dedica-se à leitura de Young, Harvey, Klopstock, Sousa Caldas e dos árcades portugueses. Convive com Francisco Sales Torres Homem; Antônio Félix Martins – Notônio; Manuel de Araujo Porto Alegre – Elmano, que teriam papel relevante na reforma romântica do Brasil.

1832 – Forma-se em Medicina e publica seu primeiro livro “Poesias”.

1833-1836 – Encontra-se na Europa. Em Paris volta ao convívio de Porto Alegre. Torres Homem e Debret. Frequenta o curso de filosofia de Jouffroy, no Colégio de França. Viaja para a Itália e de regresso a Paris assume as funções de adido de primeira classe à delegação brasileira, função da qual se afastará em 1836.

1836 – Viaja para a Bélgica e Waterloo lhe inspira o seu melhor poema “Napoleão em Waterloo” (influência de Manzoni). Novamente em Paris funda com Porto Alegre e Torres Homem a “Niterói – Revista Brasiliense”, com o propósito de promover a reforma romântica da literatura brasileira, e lança o seu segundo livro de poesia “Suspiros Poéticos e Saudades” – reconhecido pela crítica como inaugurador do Romantismo no Brasil.

1837 – De regresso ao Brasil, lidera a renovação de nossa literatura. Apoiado por João Caetano, promove um movimento em prol do teatro nacional e escreve a tragédia “Antonio José ou o Poeta e a Inquisição”.

1838 – Representação, pela Companhia de João Caetano, da tragédia “Antonio José ou o Poeta e a Inquisição”. Dedica-se ao ensino de filosofia (influências de Jouffroy e Victor Cousin); acompanha Caxias ao Maranhão na qualidade de secretário de governo.

1841 – Regressa ao Rio de Janeiro; retoma sua atividade de professor de Filosofia. Novamente com Caxias viaja para o Rio Grande do Sul.

1846 – É eleito deputado geral pela Província do Rio Grande do Sul.

1847 – Casa-se. É nomeado Cônsul-geral e Encarregado de Negócios, interino, no reino da Duas Sicílias.

1851 – é efetivado em seu cargo diplomático.

1854 – É transferido para a Sardenha, mas antes veio ao Brasil e leu ao Imperador Pedro II o poema épico “A Confederação dos Tamoios”.

1856 – Publicação de seu poema épico.

1857 – É removido para São Petersburgo.

1859 – Acha-se em Viena, então já promovido a ministro residente; aí permanece oito anos. Exerce funções diplomáticas nos Estados Unidos, em Buenos Aires e junto à Santa Sé, pelo que é agraciado com o título de Barão de Araguaia e depois Visconde de Araguaia, com grandeza.

1864-1876 – Lança suas “Obras Completas” (poesia, teatro, filosofia, ensaios)

1882 – 10 de julho: falece em Roma. 

Fonte bibliográfica: Gonçalves de Magalhães - trechos escolhidos. Por José Aderaldo Castello. Coleção Nossos Clássicos. Direção de Alceu Amoroso Lima, Roberto Alvim Correa e Jorge de Sena. Livraria Agir Editora, Rio de Janeiro, 1961.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário